Os turistas brasileiros adoram, especialmente, duas regiões do país para turistar: o Nordeste e o Sudeste. O que acaba sendo muito favorável para os estados localizados nestes lugares. Porém, ao mesmo tempo, as demais áreas como Norte, Centro-Oeste e Sul acabam não sendo tão valorizadas quanto deveriam.
Afinal, o Brasil é cheio de diversidade e beleza. Assim, cada região possui a sua particularidade que pode encantar e muito os turistas. Embora, nas últimas décadas, tenha crescido o turismo nestas outras localidades fora do eixo Nordeste-Sudeste, ainda é preciso investir mais no turismo nestes lugares.
Recebemos visitantes do mundo inteiro e também de outras regiões do Brasil. Vem com a gente para saber mais sobre o assunto!
Localidades mais procuradas
Entre os locais que estão se popularizando é Brasília (DF), Bonito (MS), Chapada dos Guimarães (MT), Parque Estadual do Jalapão (TO), Manaus (AM) e Belém (PA). Conhecendo, assim, um pouco mais da cultura dessas regiões, bem como o Pantanal e a Floresta Amazônica.
Em contrapartida, o . Além disso, o local é conhecido por ter águas quentes, diferentes das encontradas no Sudeste, por exemplo. Outro diferencial da região nordestina é o povo acolhedor, as tradições culturais, o artesanato, as músicas de forró e axé, e as comidas típicas como baião de dois e carne de sol.
Entre as principais atrações do Nordeste estão Salvador (BA), Morro de São Paulo (BA), Fernando de Noronha (PE), Pipa (RN), Fortaleza (CE), Canoa Quebrada (CE), Jericoacoara (CE), João Pessoa (PB), Recife (PE), Trancoso (BA) e Lençóis Maranhenses (MA).
Já em relação ao Sudeste, os turistas costumam ir principalmente para as capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo. São cidades nas quais os visitantes podem encontrar muitas variedades de entretenimento, restaurantes, programações culturais e para compra de diversos produtos. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, os turistas ainda têm a possibilidade de aproveitar as praias.
O mesmo também acontece em São Paulo, mas não na capital e sim nas cidades litorâneas como Santos e Ilhabela. Além desses locais, também existem outras atrações turísticas como Guarapari (ES), Ouro Preto (MG), Belo Horizonte (BH), Angra dos Reis (RJ), Búzios (RJ), Campos do Jordão (SP) e Aparecida (SP).
Turistas internacionais
Mas não são só os brasileiros que adoram visitar as atrações turísticas do país. Pelo contrário, muitos visitantes estrangeiros também chegam ao Brasil para conhecer suas belezas, cultura e culinária. Em 2019, o país tropical recebeu cerca de 6,3 milhões de turistas.
Entre as nacionalidades que mais marcaram presença no território brasileiro estão argentinos, americanos, paraguaios, chilenos, uruguaios, franceses, alemães, italianos, portugueses e ingleses. Os meios de transporte mais utilizados, pelo menos em 2019, foram por vias aéreas (4.288.528), terrestres (1.839.451) e marítimas (123.127).
Além disso, a época do ano na qual o Brasil mais recebe visitantes de fora é justamente no verão. O que corresponde aos meses de janeiro e fevereiro. E os locais mais procurados pelos estrangeiros são cidades praianas do Nordeste ou Sudeste. Já em termos de capital, as cidades mais conhecidas e visitadas são as do Rio de Janeiro e a de São Paulo.