Além das belezas naturais, o Brasil também é cheio de obras arquitetônicas que merecem toda a admiração possível - não só dos nativos, mas também dos estrangeiros.
Por isso, o RH Turismo criou uma lista dos cinco principais monumentos brasileiros que você não pode perder quando vir ao país tropical.
Cristo Redentor
Citado anteriormente como um dos principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno. A estátua de 38 metros está localizada no Morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, no bairro Alto da Boa Vista. Lá, os turistas podem aproveitar a vista espetacular da capital e conhecer um pouco da Mata Atlântica.
Catedral Metropolitana de Brasília
A Catedral Metropolitana de Brasília também uma das grandes obras do arquiteto Oscar Niemeyer. Ela está localizada na Esplanada dos Ministérios e funciona de terça à domingo para missas, visitações e confissões. Além disso, também é um local bastante escolhido para a realização de batizados e casamentos.
Teatro Amazonas
Localizado no Centro de Manaus, no Amazonas, o Teatro Amazonas é o monumento mais famoso da região. Além disso, o prédio conserva ainda toda a arquitetura e decoração da época da sua construção, sendo o principal equipamento cultural da cidade.
Fora isso, o Teatro Amazonas faz parte do Patrimônio Histórico Nacional desde o ano de 1966 e tem capacidade de receber até 701 pessoas. Inclusive, para quem é manauara, as visitações são gratuitas. Para os demais visitantes é preciso pagar uma taxa de entrada que varia de R$ 10 a R$ 20.
Santuário de Nossa Senhora Aparecida
Para quem gosta de fazer turismo religioso, uma ótima dica é visitar o Santuário de Nossa Senhora Aparecida localizado na cidade de Aparecida, São Paulo. O local recebe devotos do Brasil inteiro e de turistas internacionais, especialmente no dia em que é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida, dia 12 de outubro.
O santuário também e é considerado um ambiente de cura e libertação para os católicos. Inclusive, ele foi construído para a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida que apareceu nas margens do rio local. O Santuário Nossa Senhora Aparecida tem missas diariamente e ainda possui um museu onde os devotos deixam objetos para agradecer a intercessão da santa junto ao Senhor.
Elevador Lacerda
O Elevador Lacerda é bem conhecido para os baianos da cidade de Salvador, sendo também o principal ponto turístico do local. A estrutura foi o primeiro meio de transporte público da capital da Bahia. O objetivo era ligar as cidades altas e baixas. Para quem não sabe, em Salvador, os locais são conhecidos dessa forma já que é uma região cheia de morros.
Dessa forma, o Elevador Lacerda faz exatamente a ligação entre a Praça Tomé de Souza, que fica na Cidade Alta, e a Praça Cairu, localizada na Cidade Baixa. O equipamento foi criado em 1873 pelos irmãos Lacerda. Além disso, possui exatamente 63 metros de altura e foi modificado com o passar do tempo para uma arquitetura da art décor.